quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arquitectura Manuelina - Desenvolvimento


Sumário: Arquitectura Manuelina - Desenvolvimento
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Igreja Matriz de Elvas

A igreja matriz de Elvas tem uma fachada com aspecto de torre militar, tem ameias e merlões no topo do edifício.
Relativamente ao portal, é tipicamente manuelino ou do Gótico flamejante.
Aqui é perceptivel que o arco ogival tem tendência para desaparecer dando lugar a arcos mais elaborados. 
O arco trilobado foi muito utilizado no Gótico flamejante por toda a Europa. (arco lateral).
Este arco Gótico não tem nada de diferente em relação àquilo que se construía na Europa, a única diferença reside na sua decoração: motivos com algas, cordas, balas de canhão, ancoras, etc. – decoração manuelina relacionada com os descobrimentos.
No interior do edifício existe um muro divisório entre naves com janelas no topo.
É um edifício totalmente abobadado de carácter muito abatido, sendo que a zona central é quase recta, existe uma tendência para o abatimento total da abóbada.

Igreja Matriz do Alvito (perto de Beja)

É um edifício de carácter fortificado e aspecto robusto, tem contrafortes de aspecto rude com bocas de canhão no topo e terminações cónicas.
Este edificio tem uma relação directa com os descobrimentos no seu sentido simbólico com elementos militares.
O edifício tem três naves à mesma altura e a abóbada é practicamente recta, é uma anunciar claro do aparecimento da igreja salão como tipologia.

Igreja Matriz de Moura


Existe uma tendência para a simplificação deste tipo de edifícios.
É uma Igreja salão à portuguesa, onde há uma leitura global do espaço, em que se consegue ver a quase totalidade das abóbadas das três naves.
Aqui esta a grande diferença do edifício manuelino: apreensão global e unitária nesta diferente leitura do espaço.

Igreja Matriz de Pavia (Alentejo)





Este edificio sofreu alterações no exterior, como é possivel identificar na fachada.
Característica de muitos dos edifícios deste período são os  contrafortes laterais cilíndricos, também presentes aqui na igreja matriz de Pavia. 
No interior do edifício não existem muros divisórios entre naves, o que permite uma leitura total do espaço. Os pilares e os arcos passam a ser os únicos elementos que fazem a divisão entre as naves. As naves laterais são muito estreitas em relação à central, o que, neste caso, contraria se certo modo essa continuidade.

Igreja Matriz de Jesus (Setúbal, final do séc. XV)

Igreja projectada pelo arquitecto espanhol Diogo De Boitaca,  também projectista dos Jerónimos.
Intencionalmente o arquitecto concebe a Igreja de Jesus como um estudo para os Jerónimos, pela sua espacialidade e decoração. 
É uma igreja salão, com três naves à mesma altura, sem paredes divisórias. Os suportes são muito trabalhados, conferindo-lhes um carácter de leveza, atenuando o papel de suporte e força estrutural, dando assim a sensação de que estão pendurados no tecto.

Igreja dos Jerónimos

Igreja iniciada no princípio do séc. XVI, constituída  em diferentes fases, segundo a evolução do tempo: 1º construíu-se a igreja e torres sineiras, depois construiu-se o prolongamento a nascente, muito fechado e volumétrico. Só por volta do séc. XIX é que se fez o grande corpo horizontal de módulo de fachada repetido de arco e janela.
É um edifício simbólico, embora tenha sido feito com a intenção de albergar o túmulo de D. Manuel I.
O posicionamento do edifício junto ao rio reforça a sua relação com os descobrimentos.
Edifício em planta em Cruz latina, com três naves à mesma altura, sendo o exemplo maior da tipologia igreja salão.
No interior da igreja não há arcos separadores entre as naves, havendo uma única abóbada na cobertura, constituída por enumeros arcos, trata-se de um sistema muito complexo que permite uma abóbada muito abatida, existente apenas em Portugal. A abóbada faz a descarga na parede segundo uma técnica construtiva exemplar, em que
os pilares, embora sejam muito fortes, são trabalhados de modo a ter uma imagem contrária, ou seja, são esculpidos dando a sensação de leveza do elemento estrutural. A abóbada do transepto é mais complexa que a abóbada das naves, uma vez que é constituída por arcos de espessuras diferentes.

Igreja de Arronches (Perto de Estremoz)

O edifício sofreu muitas alterações. Construido sobre o mesmo esquema da igreja dos Jerónimos, igreja salão.
Os arcos de abóbada passam de uma nave para a outra sem qualquer interrupção, tornando a abóbada muito abatida.

Ermida de Sto. Cristo do Restelo

É um pequeno edifício de uma só nave e capela-mor, com pináculos pontiagudos em pirâmide na cobertura.
Sistema de cobertura de abóbada abatida tipicamente do Manuelino. Os fechos são marcados pelos emblemas de D. Manuel: brasão e esfera armilar.   

Igreja em Beja      

É uma pequena construção com uma única nave com cobertura em abóbada.
É semelhante ao edifício de S. Brás, em Évora, mas a uma escala muito menor.

Igreja de S. Sebastião (em Alvito)

É um edifício de pequenas dimensões com contrafortes cilíndricos com terminação cónica e presença de duas bocas de canhão.
No interior tem o sistema construtivo em abóbada aplicado nos Jerónimos: abóbada com cruzamento de dois arcos abatidos.
No século XVII a abóbada foi pintada com um fresco em que cada pano desta, representa um anjo com um instrumento musical.

Janela do Convento de Cristo (Tomar)

Ícone incontestável do Manuelino a janela do Convento de  Cristo tem inúmeros elementos decorativos: esferas armilares, brasão do Rei, cordas, conchas, algas, etc, caracteristicas únicas deste periodo. O seu simbolismo  torna-se mais evidente através da figura de uma cabeça que é apertada por um nó de uma corda, é uma clara referência às dificuldades e perigos que os navegadores portugueses  passaram no mar.
Nesta época quase todas as famílias tinham uma relação com os descobrimentos, através de um familiar ou amigo que fosse navegador. Todos os elementos decorativos desta época eram referências da prática dos descobrimentos.







 

























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