segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Manuelino - Introdução


24-Janeiro-2013
Sumário: Introdução ao Manuelino.
Igreja de São Brás em Évora.
.............................................................................................
O Manuelino é considerado por muitos como sendo o  medievo-renascentismo na Arquitectura Portuguesa, entre o período de 1490 a 1530. 
Apesar das influências internacionais, adquiriu características únicas. Surgiu nos finais do Gótico, e como tal contém elementos arquitectónicos do Gótico final ou Flamejante.
O Gótico Flamejante é mais trabalhado do que o Gótico convencional, principalmente nas coberturas, tornando-se mais espectaculares. Contudo, não aposta tanto na verticalidade, mas sim no aumento dos vãos pouco apoiados estruturalmente. A decoração do Gótico Flamejante torna-se excessiva. 
Portugal nos finais do Século XV, após a batalha de Aljubarrota, o país encontra-se mais estável e de boas relações com Inglaterra. Encontrando-se numa situação económica razoável, condições essas que permitiu o inicio da expansão marítima, primeiro para o Norte de África, depois para as ilhas e Sul de África, posteriormente a África Oriental  e Índia e finalmente ao Brasil  e Américas.
O Manuelino trouxe ao panorama arquitectónico, novos sistemas construtivos e novas técnicas de luz, tornando-se numa arquitectura diferente do Gótico na sua concepção. Não apenas por introduzir novos elementos decorativos, mas principalmente pelas inovações arquitectónicas. 
Este estilo teve uma produção artística muito variada e diversificada, devido à presença de artistas estrangeiros no país. 
Como grande inovação arquitectónica, surge o conceito de Igreja Salão, em que as três naves estão à mesma altura. Esta tipologia contraria o Gótico.

O edifício torna-se mais baixo, com um novo conceito de espaço tornando-se mais homogéneo. Os muros separadores entre cada nave, feitos a partir dos arcos, possibilitava que o vértice do arco chegasse ao tecto, alterado a percepção espacial mais tornando-o mais unitário. Inovação que não ocorria nos edifícios internacionais desta época.
Posteriormente, as três naves passaram a ser apenas separadas pelos pilares, desaparecendo os muros e os arcos separadores. Deste modo a igreja passa a ter uma única abóbada para as três naves.
Salienta-se que não há nenhum edifício assim na Europa.
Relativamente às abóbadas, são diferentes em todos os edifícios com abóbadados. A abóbada Flamejante tem mais tendência para ser abatida. Sendo que a abóbada Manuelina chega ser tão abatida que com a evolução do estilo torna-se recta, surge o conceito de planificação de abóbadas,que é um sistema construtivo muito complexo, que permite um espaço muito mais homogéneo.
Contudo, há uma tendência para fragilizar os elementos de suporte, moldando estes de forma a atenuar a sua força e sugerir alguma leveza, por vezes dando a sensação que a coluna se pendura no tecto.

Igreja de S. Brás (Évora, final do séc. XV)

Todo o edifício é coberto de ameias e merlões. Estes elementos de Arquitectura militar já não eram necessários nesta época. Utilizavam-se apenas como valor simbólico de conquista e de poder – questão militar está relacionada com a época dos descobrimentos.
É estabelecida uma relação entre a Arquitectura e os descobrimentos, através de elementos de carácter exótico extra-europeus, ou seja, encontrados fora da Europa.
Neste edifício existem contrafortes cilíndricos com terminações Góticas, especula-se que também possam ser recuperações de torreões da Arquitectura civil ou copias da Arquitectura indiana.

Na entrada existem as duas torres cilíndricas, com uma lojia (um avanço em relação edifício que faz a transição entre o espaço interior e exterior). Em Portugal chama-se a este avanço galilé. No interior o edifício tem apenas uma nave, com cobertura abóbadada.
   
Continuação do uso de elementos góticos típicos, nomeadamente no tipo de vãos. Também estão presentes elementos da Arquitectura árabe, através do arco ultrapassado (um arco de volta perfeita em que a meia volta é ligeiramente prolongada).













Sem comentários:

Enviar um comentário