sábado, 23 de fevereiro de 2013

Neoclássico como base da concepção arquitectónica do Renascimento versus Maneirismo.


21-Fevereiro-2013
Sumário: Características do Neoclássico como base da
concepção arquitectónica do Renascimento.
O Maneirismo.
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Caracteristicas fundamentais do Neoclássico - as bases
da concepção arquitectónica do Renascimento

O Renascimento era uma arquitectura de elites, e os
arquitectos renascentistas queriam ser conotados como
seguidores na integra de Vitrúvio. 
A regra é a base da arquitectura, foi neste período que se
inventou a lei da perspectiva no século XV.
Deste modo, a perspectiva tem ser enfatizada nos edifícios
recorrendo ao aceleramento desta, com artifícios
arquitectónicos, como a manipulação dos pés direitos dos
pisos que ia descrescendo consoante aumentava a altura.
Era fundamental que o arquitecto dominasse as regras
vitruvianas, como a simetria que deveria tala como a
perspectiva ser evidenciada.
Consequentemente, concebeu-se uma arquitectura sóbria,
de linhas geométricas muito regulares e simples.
Destaca-se que, a esfera e a circunferência eram
consideradas as formas geométricas mais perfeitas. E os
desenhos tinha necessariamente de ser centralizado. 
Os arquitectos portugueses vão ter uma postura evolutiva ao
longo do Renascimento dominando estas questões, e
criando grandes expectativas em relação aos edifícios.
Os grandes edifícios deste período são as casas de fresco.
Quinta da Bacalhoa








Maneirismo
O Maneirismo é um movimento que reinterpretava as
concepções neoclássicas. Assim, os arquitectos maneiristas
modificaram as regras que o neoclássico aplicava nos
edifícios, trocando as ordens nos andares.
Os arquitectos maneiristas utilizavam as ordens masculinas
em edifícios dedicados a uma identidade feminina,
utilizavam o sistema trilíptico.
É uma arquitectura totalmente ambígua, de tal ordem que
não é perceptível qual o frontão utilizado para finalizar o
edifício.
Para o edifício ser maneirista o arquitecto tem que ter
consciência da troca das ordens, não pode ser um erro
inconsciente. Quando essa troca era inconsciente por parte
do arquitecto trata-se de uma variante do maneirismo
denominada pseudomaneirismo. 

Igreja de São Vicente de Fora
 









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