segunda-feira, 8 de abril de 2013

Barroco Arquitectónico

5 - Abril - 2013
Sumário: Barroco Arquitectónico
.............................................................................................
Barroco Arquitectónico

O Barroco arquitectónico é a variante do estilo mas erudita e experimental, o arquitecto procurou usar a forma do edifício para conceber o barroco.
A concepção arquitectónica do Barroco, utiliza as volumetrias e tem na parede curva o seu elemento caracterizador. Como tal, os edifícios tornaram-se mais dinâmicos.
Genericamente, em termos de desenho a planta octogonal era a referência de organização espacial.
Os nomes mais sonantes da arquitectura portuguesa deste período, eram Tinoco da Silva e M.Couto da variante mais tradicionalista, e João Antunes, Costa Negreiros, Rodrigo Franco e Custódio Vieira, de uma facção mais inovadora.

Igreja de Santa Engrácia 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igr_s_engracia_2.jpg


http://trilhasdaarquitetura.blogspot.pt/

A Igreja de Santa Engrácia tem uma planta fortemente articulada, centralizada e muito complexa. 
As paredes caracterizam-se por ser ondulantes e jogam também com a parede recta, para tornarem o edifício monumental, afastando-se do convencional.
A decoração neste edifício é discreta, o Barroco aqui estava preocupado em resolver as questões da forma, em que esta é o elemento dinamizador do edifício e não a intrusão de decoração.

Igreja dos Congregados em Estremoz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Convento_dos_Congregados_de_Estremoz_Portugal.jp

Igreja do Bom Jesus da Cruz em Barcelos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_Senhor_da_Cruz_Barcelos.jpg

Igreja do Senhor da pedra em Óbidos

O papel dos Santuários 
Os santuários desenvolvem sempre um novo aglomerado urbano, pois a interacção do objecto arquitectónico e urbano é fundamental.
Todo o núcleo urbano nasce a partir do santuário, e na envolvente directa nascem as hospedarias, onde eram utilizadas as galilés para duplicar o espaço.

Arquitectura Civil
Existe uma grande mudança da arquitectura Chã para a Barroca.
O Barroco é caracterizado por ser uma época de grande fulgor construtivo, e os edifícios tinham necessariamente de se adaptar à "festa", ou seja, à excentricidade característica da sociedade barroca.
Os edifícios passaram a ter mais pisos, aumentando a sua dimensão, a entrada nobre era realçada como foco de entrada na cena teatral.
O azulejo vai ganhar grande notoriedade, é daqui que saem os silhares de azulejo mais deslumbrantes da história portuguesa, muitos replicados insensatamente até aos dias de hoje.
As obras reais portuguesas tinham repercussões internacionais, a imagem de Portugal devido ao seu poder económico nesta época eram muito enaltecida, facto que ditou o sucesso dos nossos edifícios. 


Sem comentários:

Enviar um comentário