quinta-feira, 7 de março de 2013

As características da Arquitectura Chã

7-Março-2013
Sumário: As características da arquitectura chã
.............................................................................................

As características da Arquitectura Chã

A influência clássica na arquitectura chã está assente na
geometria e proporção clássica e e na utilização de algumas formas clássicas, como o caso do frontão cuja reprodução nos edifícios é uma imagem de marca desta arquitectura.
Os edifícios pertencentes a este período tem presente na sua concepção a ortogonalidade como matriz, eliminando a circunferência das plantas, as paredes cruzam-se sempre em ângulo recto. Não há paredes curvas e a parede é sempre recta para manter a geometria. Além disso, a parede é plana, e todos os elementos arquitectónicos estão integrados na parede da fachada, não há paredes salientes e reentrantes.
É uma arquitectura de formas puras, em que o cubo e o paralelepípedo são os volumes predominantes. Formas estas, de aspecto estático. Além disso, é uma arquitectura
horizontal, de carácter maciço, compacto e sólido.
A forma pura eo funcionalismo da arquitectura chã não permite a utilização de decoração, reduzindo o edifício ao essencial, tirando tudo o que é supérfluo.
A arquitectura religiosa tem duas tipologias, a tipologia Jesuíta oriunda da contra-reforma, constituida por uma nave e sem transepto, e outra, a igreja salão da herança manuelina com três naves à mesma altura sem muros separadores. Sendo que, a última tipologia mencionada foi alterada pelos arquitectos deste período, centralizando a planta tornando-a mais compacta.

Exemplos: 

Sé de Leiria


Igreja de Alcaçovas

Igreja da Conceição em Vila Viçosa

Igreja de Santa Maria em Estremoz


Igreja de São Simão





Sem comentários:

Enviar um comentário